| Blog |
Falta de diálogo no relacionamento
Segundo dados do IBGE um a cada três casamentos acaba em divórcio. A falta de diálogo, ou a comunicação violenta entre os casais, é uma das causas que levam a separação, e o silêncio é outro ponto de atenção: o ato de escutar sem dizer nada abre precedentes e pode indicar descaso, tédio ou indiferença.
Segundo dados do IBGE um a cada três casamentos acaba em divórcio.
A falta de diálogo, ou a comunicação violenta entre os casais, é uma das causas que levam a separação, e o silêncio é outro ponto de atenção: o ato de escutar sem dizer nada abre precedentes e pode indicar descaso, tédio ou indiferença.
Num relacionamento é indispensável que uma “boa” conversa faça parte das rotinas. Alinhar as expectativas, é fundamental no processo de amadurecimento de um relacionamento. Expor os problemas e tentar achar um senso comum é importante e traz segurança para o futuro.
Quando os assuntos vão se acumulando e ficando mal resolvidos, aos poucos vamos entrando num ciclo vicioso negativo e criamos um abismo a dois.
É importante ressaltar que quando entramos numa relação, estamos nos envolvendo com uma pessoa diferente de nós, então é natural que existam opiniões, pontos de vista, ideias e valores diferentes, e é isso que torna a convivência mais interessante e os assuntos tão importantes, afinal de contas uma pessoa não consegue adivinhar a opinião ou o sentimento da outra, certo?
A base do bom diálogo é o respeito, ele precisa ser leve, sem agressividade, sem culpa e com a mente aberta para que haja renúncia e consenso dos dois lados.A paciência é a palavra da vez! É preciso, se colocar no lugar do outro, entender suas necessidades e reavaliar a sua postura. Parece tudo muito fácil, mas no dia a dia, acredite, não é!
A boa notícia é que, muitas vezes esses desentendimentos não são uma razão de que você precisa terminar seu relacionamento, e sim um sinal de alerta de que as coisas não vão bem e que atitudes precisam ser tomadas! Entendam existe um relógio cronológico no sua relação, a medida que o tempo vai passando, fica mais difícil, contornar e resolver as divergências, portanto seja rápido e assertivo quando analisar o caminho que o seu relacionamento está seguindo.
Os principais sintomas que precisamos observar são: a falta de interesse pelos sentimentos dos outros, não ter assunto nos momentos a dois, terminar a conversa com a sensação de que não foi entendido ou que você está “falando sozinho”, ou mesmo ter a sensação de que estão fugindo do assunto que precisa ser discutido... Se isso está acontecendo, é hora de acender a luzinha de emergência e tomar medidas para que a comunicação seja estabelecida de forma respeitosa e afetiva.
Não existe relacionamento sem diálogo, quando um casal começa deixar os problemas mal resolvidos é certeza que essa relação está chegando ao fim ou que já acabou! Não existe segredo, mas é necessário que os dois estejam dispostos a fazer dar certo.
Se você ainda acha que o relacionamento vale a pena, e que merece ter uma segunda chance, é hora de falar, afinal de contas é por meio do diálogo que as pessoas conseguem fazer uma negociação bem sucedida, fazer as pazes com alguém, ser entendido pelo outro ao expor seus pensamentos, sentimentos e emoções e ter relações mais leves e saudáveis.
Qual a sua opinião sobre o assunto?