A  inveja – O primeiro crime de morte da Bíblia.

| Blog |

A inveja – O primeiro crime de morte da Bíblia.

A inveja é um sentimento sutil que muitas vezes não percebemos mas é um sentimento de inferioridade e um desejo ardente de ter aquilo que não temos, de ser aquilo que não somos, ou de fazer aquilo que não conseguimos, trazendo para o indivíduo um sentimento de frustração e descontentamento.


A  inveja – O primeiro crime de morte da Bíblia.

Em Gênesis 4 cap 4 e 5, diz assim:
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua ofert

Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

 

A inveja e ira são emoções que nos corrói por dentro, são sentimentos ruins que prejudicam não só quem sente como também as pessoas atingidas por eles.
A inveja é um sentimento sutil que muitas vezes não percebemos mas é um sentimento de inferioridade e um desejo ardente de ter aquilo que não temos, de ser aquilo que não somos, ou de fazer aquilo que não conseguimos, trazendo para o indivíduo um sentimento de frustração e descontentamento.
A inveja nos trava de tal forma que podemos nos tornar pessoas extremamente frustradas e amarguradas e nos colocando num lugar de total fracasso. Ela se inicia leve, branda, quase imperceptível, mas ela te mastiga e te torna uma pessoa extremamente infeliz. 
A comparação é um pilar muito importante nesse processo, é dela que formamos uma ideia do que é ‘normal’ e do que ‘deveríamos’ ser ou ter, e o problema surge quando essas comparações tornam-se fonte de sofrimento e ressentimento.
O impacto emocional da inveja é agravada quando não conseguimos lidar com ela de forma adequada, e ao invés de nos impulsionar para crescer e melhorar, ela pode se tornar uma insatisfação pessoal e nos impedir de apreciar as nossas próprias conquistas e realizações.
O invejoso pode se tornar obsessivo, comparando-se constantemente com o outro e em alguns casos, o invejoso pode ter comportamentos destrutivos, como difamar ou tentar prejudicar o outro de alguma forma, além de tudo isso, ainda tem casos de pessoas que são depressivas, pois perdem a alegria de viver a vida, querendo viver uma vida que não é sua, chegando a completa infelicidade.
Ainda é preciso enfatizar aqui, o quanto a inveja é antissocial, pois é impossível conviver com pessoas, que não conseguem se alegrar ou comemorar nossas vitórias, ou que reclamam o tempo todo e desdenham das nossas conquistas. 
É preciso vigiar nosso coração para não deixar esses sentimentos negativos tomarem o controle de nossas mentes, estar em constante comunhão com Deus e alicerçado na palavra Dele, pois somente o Espírito Santo de Deus, pode nos direcionar e nos transformar a ponto de não deixar sentimentos ruins crescerem dentro dos nossos corações.
Também precisamos nos atentar as pessoas que estão a nossa volta, como se comportam, como pensam e o que nos falam...
Pessoas com esse sentimento podem tentar sabotar nossas conquistas e oportunidades, minar nossos esforços e energia, prejudicar nossos projetos, manipular ou controlar pessoas ao nosso redor para nos prejudicar, fazer intrigas, podem adotar comportamento hostil e agressivo, além de muitas outras coisas.
A inveja é um dos sentimentos mais nocivos e destrutivos que existem e precisamos estar alertas a todos os sintomas.
Lembre-se: A inveja que Caim sentiu do seu irmão, o fez sentir uma ira incontrolável a ponto dele matar seu irmão e ali ele amaldiçoou a própria vida.

 

Compartilhe:

Qual a sua opinião sobre o assunto?